O que você diz e como seu corpo se move quando recebe um elogio?
Observe se você diz obrigada e faz algum movimento que sinalize proximidade com seu corpo. Você coloca a mão no coração, por exemplo? Isso é um ótimo sinal! Significa que você recebeu, aceitou e internalizou aquele elogio. Você o guardou com carinho. Assim:
 
A questão é que a maioria das pessoas não reage como no caso acima. Note que é comum o elogiado discordar de quem o elogia, dizer que não é bem assim, que é exagero, que o feito/característica alvo do elogio não é nada demais. São seus olhos”, um clássico!  Ou “equilibra” o jogo com uma crítica a si mesmo (ex: sim, estou magra, mas meu cabelo está péssimo. / ex: sim, ganhei um promoção do trabalho… mas minha vida pessoal está um lixo). É comum ouvirmos até um “Pare!” quando fazemos elogios a alguém!  E a linguagem corporal? O elogiado não sabe o que fazer com as mãos! Note que a pessoa se desvia FISICAMENTE do elogio, virando as costas, abaixando a cabeça, movendo as mãos como se jogasse o elogio para longe… tipo o movimento que fazemos quando dizemos “xô!” ou batendo as mãos na calça ou ombros, como se os limpasse. Ou o movimento que fazemos quando dizemos “ah… pare!” (como no gif abaixo). Há um enorme desconforto e isso transparece.
 
Em qual caso você se encaixa? Sente que um piloto automático assume seu corpo e toma suas palavras quando recebe um elogio? Saiba que o piloto é seu inconsciente, que acha que você não merece aquele elogio! Olha que jeito interessante de notar (e ARRANCAR) uma crença limitante! Às vezes nem sabemos que ela estava ali, plantada no nosso inconsciente tal qual uma erva daninha… influenciando o campo do consciente e te fazendo REJEITAR elogios!
Como mudar isso?
Da mesma forma que mostrei que seu inconsciente dominou o consciente e assumiu o controle, o contrário também acontece! Passe a agir como no caso 1, mesmo que seja difícil no começo! Seu inconsciente vai se debater e tentar reagir. Você vai sentir o impulso e falar e se mover como no caso 2. Isso lhe parecerá mais confortável…. mas NÃO CEDA! Comporte-se como no caso 1 e logo essa reação se tornará o padrão, o confortável para você. Seu consciente vai ensinar seu inconsciente que VOCÊ É MERECEDOR SIM… recebendo com alegria os elogios!
Se isso vai aumentar sua autoestima e te dar segurança e tranquilidade nas mais diferentes áreas da sua vida? COM A MAIS ABSOLUTA CERTEZA. Pequenas mudanças, GRANDES resultados!
Gostou? Conte-me e compartilhe!
Abs
Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *