Oi, gente! Obrigada por todos os comentários carinhosos e pelas perguntas enviadas aqui e no meu canal. O carinho de vocês é minha maior motivação! 🙂

Bom, hoje vou responder os questionamentos sobre os vídeos de revisão. 

Antes, uma observação: Todas as técnicas passadas em artigos e vídeos são REGRAS GERAIS. Ou seja, funcionam para a esmagadora maioria das pessoas. Contudo, cada candidato tem suas particularidades. No Coaching, eu transformo a regra geral na “fórmula mágica” para o meu coachee. Ou seja, cada aluno meu segue essas regras gerais, mas com um toque aqui e outro ali para adequar as regras à realidade deles. Essa é a graça do Coaching! Caso contrário, bastaria comprar um livro sobre técnicas de estudo.

Dito isso, peço que observem o que funciona na prática para você. Pode ser que você encontre sua “fórmula mágica” dando seus toques pessoais em cada técnica ensinada. Cada aluno é diferente e não tem receita de bolo. Observe seu % de acerto. Se ele está subindo continuamente, o que você está fazendo está funcionando e é o certo para você.

Vamos às dúvidas:

1 – Quanto tempo gastar com a revisão de uma aula completa? 

R: 15 a 30 min.

2 – Mas eu não consigo de jeito nenhum revisar uma aula toda em 15 a 30 min! Gasto 1 hora ou mais! SOCORRO!

R: Claro que consegue. Talvez não hoje… mas daqui a algumas passadas pela aula, nas diversas vezes em que a estudar na Cumulativa, vai ficar mais rápido. Prometo. Não se apavore se hoje você gasta mais tempo.

3 – Leio tudo na revisão? Faço questões?

R: Não. Só os grifos e comentários das questões mais difíceis. Também não é para ler tentando decorar (isso é feito na Decoreba em Doses Homeopáticas).

4 – Eu tenho muitas matérias para estudar. Se eu revisar como você falou, nunca vou terminar o curso.

R: Não adianta estudar o curso todo e não acertar a questão na prova. Revisão é FUNDAMENTAL. Pode dar seu toque pessoal nas regras gerais, mas REVISE SEMPRE. Quando mais vezes você revisa um capítulo, mais veloz você fica, mais possível parece o sistema de revisões que eu apresentei.

5 – Não consigo fazer a revisão da Curva do Esquecimento porque odeio manter o controle de páginas lidas. Posso “pular” essa revisão?

R: Se você já tentou muuuuuito e realmente não curte revisar assim, faça ao menos a Revisão Cumulativa.

6 – Tenho que fazer uma revisão mensal e uma cumulativa?

R: Não. Ou uma, ou outra.

7 – Estou na loucura do pós-edital. Tenho que fazer as 4 revisões?

R: Não. Presume-se que pertinho da prova assim você não esteja vendo matéria nova e que esteja mais veloz. Nesse caso, faça apenas a Revisão Cumulativa + Decoreba em Doses Homeopáticas.

Em aulas com muita lei seca, revise pela lei seca e apenas use o PDF para ler as súmulas que o professor destacou referente ao tema e para ler os comentários das questões mais tensas (que, presumo, você já fez em algum momento do passado).

8 – Todo mundo tem que fazer a Curva do Esquecimento?

R: Não. Curva é só para matéria que você está vendo pela primeira vez. Se você já estudou tudo de Constitucional, por exemplo, nada ali é novidade. Você pode até não lembrar de tudo ou de muita coisa, mas você já viu. Dessa forma, faça apenas as outras 3 revisões.

9 – Posso condensar a revisão de 24 horas da Curva do Esquecimento com a Revisão do Fio da Meada?

R: Sim. Não faz sentido revisar a mesma coisa 2 vezes no mesmo dia.

10 – No vídeo, você fala que o aluno não deve estudar muitas horas da mesma matéria ou estudar uma matéria até terminá-la para só então inserir outras disciplinas no cronograma. Contudo, gosto de estudar assim. Vou reprovar?

R: Todas as dicas que dou são regras gerais. Ou seja, são aplicadas com sucesso pela maioria das pessoas. Pode ser que seu caso seja a exceção. O importante é você fazer o que gera resultados nos seus estudos. Se seu % de acerto está muito bom e se você não esquece o que estudou, então está tudo ok.

11 – Eu devo fazer as 4 revisões ou escolho apenas uma?

R: Se a matéria é novinha para você, faça as 4. Se é matéria que já viu, faça todas exceto a da Curva.

12 – Fazendo a revisão cumulativa você volta mais vezes nas primeiras aulas. Mas e quanto ao conteúdo mais avançado? A matéria estudada mais vezes será a mais fácil, inicial. Se sempre que revisar for para voltar ao começo, não ficaria um déficit na matéria mais difícil do conteúdo? Não seria bom fazer um estudo cumulativo em duas partes, separando, por exemplo, do meio para frente até igualar o número de camadas agregadas?

R: Vamos analisar 2 hipóteses:

  1. Caso você só consiga bater o edital 1 X: o final estará mais fresco na cabeça, já que acabou de ler antes da prova. O início é que vai demandar mais revisão mesmo.
  2. Caso você passe o edital mais de 1X: Faça o que indicou na pergunta. Revise da 00 em diante até o fim. Quando concluir, revise da última aula para a primeira. Alterne cada vez que recomeçar a revisar tudo.

13 – Como gerir as revisões de disciplinas já finalizadas?

R: Faça todas as revisões indicadas, exceto a da Curva. Atenção para a dica dada na pergunta 12.

14 – Quando terminar a aula 01 e começar a Revisão Cumulativa, ainda não terei terminado a revisão da Curva do Esquecimento da aula 01. Como fazer neste caso? Fazer a Cumulativa 00 e 01 e depois continuar com a da Curva do Esquecimento da 01?

R: Sim. Uma não atrapalha a outra. Pelo contrário. Sua revisão de 30 dias da Aula 1 será mais rápida (já que terá feito a cumulativa).

15 – Tenho que fazer a curva do esquecimento sempre?

R: Indico só no primeiro contato com um assunto. Se o tema não é novo, faça só as outras 3 revisões citadas.

Bjs

Gabi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *