“Ninguém me apoia!” Esse é seu problema? Vamos bater um papo!
A coisa mais escravizadora nesse mundo é depender de selo de aprovação.  A MAIS ESCRAVIZADORA!
Primeiro porque quando a gente precisa de selo, a gente não precisa de UM, precisa de TODOS. Todo mundo com quem você convive precisa te dar esse selo para você dormir em paz e se sentir bem com você. T-O-D-O M-U-N-D-O! Se você conhece 100 pessoas e 99 te dão o selo, NÃO ADIANTA! Só quando seu álbum está completo é que você fica ok. Repare que eu disse ok e não bem. Isso porque você não só precisa do selo de todo mundo, mas precisa TODOS OS DIAS. Assim, mesmo em um dia de glória, confetes, aplausos e selos, você tem uma mega pendência: ter um plano para que o dia seguinte também seja de glória, confetes, aplausos e – adivinha – mais selos.
Já viciado, você começa querer selos de estranhos com que você nunca nem conversou! Siiiim! Não adianta selo de conhecidos, família e tal. Nããão! O selo é seu crack. É isso! Você vira um mendigo de selos! Mesmo tendo milhares deles! Louco, não?
FORMAS DE SELOS
Gabi, mas como assim “selo de aprovação”?
Selo pode ser qualquer coisa que indique que a pessoa aprova seu comportamento, decisões, aparência ou qualquer coisa que diga respeito a você. Um selo pode ser um elogio, um aceno com a cabeça, um tapinha nas costas, um olhar. Mas ele é – antes de mais nada – uma mensagem: VOCÊ É ACEITO, APROVADO E “NORMAL”. VOCÊ SUPRIU AS MINHAS EXPECTATIVAS DO QUE É BOM, BONITO, CORRETO, INTELIGENTE. PODE FICAR TRANQUILO. PODE RELAXAR.
Só para refletir: Cada pessoa tem uma série de critérios internos super subjetivos que são pré-requisitos para que ela resolva dar um selo. Imagina tentar cumprir essa lista com todo mundo com quem você convive??? Não vai rolar…
SELOS SÃO RUINS?
Não. Também não são bons. Na verdade, apenas não significam muita coisa na maior parte do tempo.  Há situações – contudo – em que o selo é importante. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, o entrevistador tem que te aprovar para você ganhar o cargo. Mas são muito mais comuns os casos em que o selo não importa em nada do que os casos em que você – de fato – precisa dele.
O maior problema com os selos é até onde você vai para obtê-los. O que faz e – muitas vezes – o que deixa de fazer.
“Mas todo mundo gosta de ser elogiado, admirado, aprovado”
Ok. Se o selo vem “de graça”, naturalmente, sem comportamento direcionado para seu recebimento, é um bem-vindo afago. Mas também não passa muito disso.  Um incentivo, talvez. Lembrando que o ÚNICO incentivo de que você realmente precisa nessa vida é o SEU. Você deve ser o mais autossustentável possível. Até porque você é sempre problema seu e de mais ninguém (parece cruel, mas é verdade… e isso é – dependendo da forma como você analisa – LIBERTADOR).
Sabe um grande perigo do selo? Quanto mais carente por selos você está, mais você desvirtua quem você é para ganhar “só mais um”. E isso é uma pena, uma vez que não há 2 de você. Se o mundo perde sua essência, tá perdido, Não tem substituto. Às vezes a ação empreendida para ganhar um selo parece um inocente e mínimo desvio da sua “rota” habitual. Agora pense em milhares de mínimos desvios diários? 3 anos depois… PÁ!… Quem é você? Essa vai ser uma pergunta difícil de responder. Você não vai lembrar. Daí, prepare seu coração para altas crises existenciais.
O QUE ISSO TEM A VER COM CONCURSO?
TUDO! Se tem uma coisa que me pedem é dicas de como lidar com as pessoas que julgam, pressionam, fazem perguntas inconvenientes, desmerecem o esforço de vocês… Essas dúvidas só surgem porque você espera selos dessas pessoas.
Sua mãe te acha um zé ninguém? Chato e provavelmente injusto, mas cada um tem o direito sagrado de pensar o que bem entender. Seus amigos acham que você está perdendo tempo estudando? Direito deles também!
Vamos para o choque de realidade: NINGUÉM TEM O DEVER DE TE AMAR, APROVAR SUAS DECISÕES E TE DAR SELOS. NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ “FAÇA POR MERECER”.
Não condicione sua caminhada de concurseiro ao recebimento de selos porque grandes são as chances de você sofrer muito e desistir.
E… afinal de contas, o que você faz com os selos? Basicamente? Ilude-se! Agarre-se a eles como se eles tivessem a capacidade de transformar a realidade.
Se alguém diz que você é maravilhoso, isso muda o quê de concreto na sua vida? NADA! Se você entra em uma loja chique e a vendedora não te olha com aquela cara de “esse aí não vai ter grana para comprar nada”? Mudou NADA na sua conta bancária! Se alguém diz que você é lindo? Você ficou mais bonito por isso? Não! Continuou igualzinho! E se alguém diz que você COM CERTEZA vai passar porque é super inteligente e esforçado? Suas chances subiram 0%. Selo é gostoso, mas não é nada além da OPINIÃO de UMA pessoa sobre você. Só. 
Agora pensa: Se ter o selo não faz diferença alguma, como a falta dele pode fazer?
Abs
Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *