Mais uma pérola do senso comum que nos é passada sem ressalvas e que – por isso – nos prejudica MUITO.
Não devemos desistir dos nossos sonhos!
Isso é verdade? SIM! Vamos refletir sobre o motivo (porque não adianta acreditar na frase sem fazer um levantamento dos motivos):  se você desiste do seu sonho, ele dificilmente cairá realizadinho no seu colo. Isso vai gerar em você uma permanente sensação de vazio, de falta, de descontentamento. Além disso, o fato de ter desistido vai te fazer acreditar que você não tem força de vontade (nem para realizar esse sonho, nem para realizar outros. Essa crença vai MINAR TODOS os campos da sua vida. Logo: desistir de um sonho é uma péssima ideia… por mais difícil que ele seja. Se é SONHO, todo esforço vale a pena.
E você tem que começar a trabalhar por ele TODOS OS DIAS, mesmo que cada ação parece pequena diante do plano todo. Eu sempre sonhei em ser escritora. O que escritores fazem? ESCREVEM! Então, comecei a escrever. E tudo fluiu! Parece óbvio.. mas pensa: você quer ser malhado, mas malha mesmo? Você quer ser saudável, mas como direito? Você quer ser concursado, mas estuda direitinho? Poucas pessoas dão sim para todas as perguntas!
Mas a gente muda… e os sonhos mudam!
Lembre-se de todos os sonhos estapafúrdios que você já teve. Já sonhei cada coisa que só Jesus na causa. Com 12 anos, na época de Claudinho e Buchecha, queria ser MC!!! Queria ser apresentadora do Disk MTV! Queria casar com os Hanson! Já adulta, queria um determinado concurso…. e depois não o queria mais. O sonho acompanha quem somos e quem somos MUDA ao longo da vida. A gente evolui. Muda os conceitos. Passa a valorizar coisas que não valorizava antes. Eu não valorizava qualidade de vida quando tinha 21 anos. Hoje eu valorizo tanto quanto um bom salário… acho que até valorizo mais.
Ciente disse, saiba que quando seu sonho muda, você deve sim DESISTIR dos sonhos antigos. Deve saber libertar-se!!! Deixar ir!!! Não devemos seguir nada cegamente, sem análise periódica para ter certeza de que aquele sonho ainda serve ao propósito da nossa sua alma. A máxima “você nunca pode desistir” ENGESSA e te PRENDE a uma versão de você que já não existe mais. Flexibilidade é um sopro de ar fresco na vida!
Aqui cabe outra ressalva: cuidado para não usar a mudança em você como DESCULPA para desistir de um grande sonho que te mete medo.
Como saber quando mudou de fato e o sonho não te apetece mais e quando está usando isso de desculpa para desistir?
Pergunte-se: se esse sonho cair do céu sem eu precisar fazer nada, ainda vou querê-lo? Se a resposta for SIM, você está com medo do processo e está desistindo de algo que quer muito. Se a resposta for NÃO ou TANTO FAZ, esse sonho já deixou de ser sonho.
Cuidado quando seus sonhos dependem de outras pessoas!
“Eu quero ter um bom relacionamento com Fulano”. “Eu quero casar com Beltrano”. Se tem uma coisa que a maioria das pessoas não desiste fácil é de relacionamento. Misericórdia! Até a pessoa mais volúvel vira o símbolo da resistência!
Os sonhos devem depender só do nosso esforço. Caso contrário, temos a receita para frustração e para o naufrágio da autoestima. Troque as frases dos exemplos acima por :
“Quero ter bons relacionamentos”. “Quero casar”. Isso vai depender só de você. Se alguém não colaborar, você muda de pessoa! Você vai ter bons relacionamentos se quiser… mas pode ser que não tenha com determinadas pessoas que gostaria. Seu poder é grande, mas é só sobre você mesmo!
Quando desistir LIBERTA
Você está em um relacionamento que te faz sofrer e acha que é heroico persistir para sempre. Não tá funcionando? Tenta! Não tá ainda? DESISTA!
Você está em um trabalho no qual sente a alma morrer um pouco por dia? DESISTA!
Você criou um foco que já perdeu o sentido faz tempo e você continua porque aceitou o “jamais desista” sem nunca questionar? DESISTA!
Você está seguindo um plano de vida só para provar para todo mundo que você é capaz? DESISTA! Isso não é motivo suficiente para dar prosseguimento!!!! Você deveria estar persistindo e insistindo no que INCENDEIA SEU CORAÇÃO!
Abs
Gabi

Uma resposta para “Jamais desistir? Depende!”

  1. Olá aqui é a Armenia Oliveira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *