Você está com fome. O VAZIO é mais do que perceptível. Ele é DOLOROSO. A fome te gera uma fraqueza intensa. Uma leve tontura. Na verdade, você está faminto e não é de hoje. Você se arrasta pela vida, já sem forças, sem brilho, sem vigor. De onde veio isso??? Você já viveu tão… saciado…

Talvez você tenha tentado matar essa fome avassaladora com comida. Alguns quilos depois, a fome está ainda maior. A fraqueza ainda mais intensa. A sensação de que essa fome vai te devorar, te consumir se fortalece a cada minuto. E nunca foi tão difícil aguentar um minuto, né? O dia parece tão longo agora…

Talvez você durma muito para disfarçar essa fome que você não sabe saciar e nem quando começou. Assim, ganha algumas horas no dia de sossego. Mas continua acordando cada vez mais desesperado por um alimento que você não sabe qual é, né? E o sono vai aumentando…

Pode ser que você beba ou use alguns remédios para entorpecer a dor causada pela intensa desnutrição. Não te julgo. Nem um pouquinho. Mas essa dor não está no estômago. Está na alma e em cada célula do seu corpo. Melhor do que entorpecer é RESOLVER. Mas como???

Há quem opte por tentar saciar o desespero que a fome causa, preencher o buraco negro da alma, com pessoas. O problema é que parece que não funciona 100%, né? Se você é cercado de amigos leais, família unida e de quebra tem um grande amor na vida, a fome é parcialmente saciada, “tapeada”. Mas nós dois sabemos que ela nunca sumiu, né? Não de uns anos para cá. E essa é a melhor hipótese. O que acontece com um montão de gente é se tornar um imã para pessoas sugadoras, aproveitadoras, que precisam do olhar de amor alheio não correspondido para massagear o ego. Precisa maltratar alguém para se sentir grande. E cada migalha de sentimento, suas esperanças de matar a fome se renovam. E de migalha em migalha você vive… mas a fome só aumenta! Sim! Você ACHA que quando o outro, o que “tão generosamente” te oferece as esmolas emocionais, perceber seu valor (ou sua fragilidade… vc já não se importa se o carinho vem da pena ou do amor… desde que venha) vai se arrepender, mudar e te oferecer o banquete emocional há muito ansiado. Não vai. Nunca. E mesmo que esse verdadeiro MILAGRE acontecesse, o banquete não te tornaria satisfeito.

A moda para matar a fome (sim, tem moda! Ou vc acha que é a única pessoa faminta nesse mundo? Não é!) é buscar a aprovação via redes sociais. A gente acha que cada like vai ser um petisco. Não vai. E a gente se desdobra por esse maldito petisco! Tanto “exercício” só gera… adivinha… MAIS E MAIS F-O-M-E!

A questão é a escassez de alimento? Ela parece óbvia para você e diária. Puxa… quanta falta faz! Se ao menos você soubesse como matar essa fome louca.

Ex-faminta que sou, vou tentar clarear um pouco as coisas para você, ok?

Há muitos alimentos emocionais à sua disposição. Mesmo que não pareça. Imagine que você está em uma floresta. Há zilhões de plantas que o alimentariam muito bem. Há outras que seriam letais. Assim é a vida. A vida é FLORESTA. Não é deserto. 

Vamos dividir a fome em 03 categorias, ok?

FOME ESPIRITUAL: Quando a gente sente uma conexão com algo maior, fica muito mais fácil não se perder na floresta. Algo parece nos guiar no escuro. Uma intuição, uma certeza de que há sim um caminho, uma saída. A convicção no fundo do coração de que – mais cedo ou mais tarde – tudo ficará bem. Há quem não tenha crença alguma desse tipo. Mesmo assim, há sempre espaço para a CRENÇA NO PROPÓSITO. Há quem se alimente muito bem e saudavelmente com a crença em Deus, Buda, Alá… (independente da religião ou até mesmo na ausência de uma). Se você se encaixa nesse grupo, passe a fazer orações, frequentar a Igreja, ler a Bibília/Alcorão/Qq obra espiritual, ouvir louvores, meditar… qualquer coisa que você sinta que ao menos parte da fome está sendo superada. Se não, busque seu propósito nessa vida. O que você quer realizar? O que te preenche como pessoa? O que te dá paz e alegra seu coração?

 

FOME DE RELACIONAMENTO: O ser humano não vive sem relacionamentos. Se você não tem família/amigos/amor presentes (física ou emocionalmente), é FUNDAMENTAL buscar a criação de LAÇOS. Isso mesmo! Durante a preparação SIM! ANTES, DURANTE E DEPOIS! SEMPRE! Não tem razão para viver isolado. Isso não aprova ninguém. NÃO FAZ BEM! Pode namorar. Pode casar. Pode ter amigos. Pode tudo isso e DEVE! Parte da fome só é saciada assim. “Ah… mas ninguém presta”, “amigos são todos uns falsos…”. Pode parar! Você pode até não ter dado muita sorte até agora. Mas o mundo é cheio de gente MUITO INCRÍVEL. Trate de procurá-las e inseri-las na sua vida. Você não quer morrer de fome, quer? Só tome cuidado com as plantas venenosas da floresta. Não saia se alimentando de qq uma. Escolha bem! A plantinha deve NUTRIR! E você deve CULTIVÁ-LA, ok? É TROCA. Não é “consumiu, descartou”. Isso dá o DOBRO de fome. Tô avisando!

 

FOME DE AUTOESTIMA: A terceira parte da fome é você SOZINHO quem pode saciar. Melhor coisa pq dá para começar imediatamente! Não depende de nada e de ninguém… só de vc. Legal… mas falar é fácil. Como fazer? Parece tão abstrato, né? Vou te dar umas ideias, ok? Se você tiver outras, deixe seu comentário para ajudar mais gente (até pq ajudar pessoas faz MARAVILHAS pela autoestima):

  • Exercícios físicos: você não é um cérebro em uma jarra como a gente via nso desenhos animados. Mostre PARA VOCÊ o quanto se importa, o quanto cuida de si. Vá fazer uma atividade física regular. É bom para a saúde física e mental.
  • Cuide de aparência: vivi três anos descabelada e de moletom. Ok. Ok. Mentira. Foram 05. Mas uma hora eu percebi que colocar uma roupa razoável, pentear o cabelo e parecer apresentável durante os estudos me fazia um bem enorme. Não. Isso não é futilidade. É uma parte da vida como outra qualquer.
  • Batalhe pelo seu sonho: Mostre para si que você VALORIZA seus sonhos e se JULGA CAPAZ. Como? Criando METAS e CUMPRINDO. Se você sempre fura o que planeja, qual mensagem passa para si? Que não consegue, que seus sonhos são menos importantes do que outros compromissos. Ou seja: você diz “desiste… não vai rolar”. Não há autoestima que aguente. Prometeu para si? CUMPRA!
  • Entenda seu valor intrínseco: pela milésima vez, só por ser uma PESSOA, você tem VALOR. Você não TEM NADA A PROVAR OU ALCANÇAR para merecer ser AMADO, BEM TRATADO, VALORIZADO E FELIZ. Isso é direito adquirido desde o momento em que você foi concebido. Para de colocar CONDIÇÕES para ser feliz. “Quando eu passar, quando eu emagrecer, quando eu tiver grana, quando eu tiver status…”. VOCÊ TEM QUE SER FELIZ HOJE, AGORA, PARA ONTEM pq você é um ser-humano e está nesse mundo para isso! Para crescer, evoluir, ser feliz e ajudar os outros a serem felizes também. E isso é AGORA. Não é para depois da aprovação. Quando você passa não ganha VALOR COMO PESSOA, ganha emprego. Seu valor como ser humano MUDA ZERO com a publicação do seu nome no Diário. Entenda isso e viva mais em paz.

 

PS: É para ser alimentar emocionalmente TODOS OS DIAS, MUITAS VEZES POR DIA, ok?

Um beijo!

Gabi

Uma resposta para “Famintos: Como matar a FOME EMOCIONAL?”

  1. Aline disse:

    Uma abordagem leve e muito profunda! Essa fome emocional precisa ser identificada e tratada.
    Parabéns, Gabi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *