Depois de discutir no último artigo sobre a dita “zona de conforto” (não viu? Veja abaixo), quero que reflitam sobre uma mentira similar: a falácia do “superar limites”.

Primeiro que eu acho um perigo danado esse papo de superar limite. Ele existe por uma razão, não acha? Ou pensa que você é indestrutível? Que sua força de vontade é uma armadura que acaba com suas necessidades e vulnerabilidades? Já notou que você continua “pirando” de estresse, que fica doente, que fica desanimado… mesmo quando a coisa que mais quer na vida é passar? Pare e pense: Qual é o limite de “superar limites”? Os mais animados devem estar bradando “o céu é o limite” e “nada é impossível para um coração cheio de vontade”. São essas frases motivacionais mentiras? Não. Mas também não são verdades.

Pois é, povo… a gente ouve as coisas, toma como verdade, não questiona e depois não entende porque aquela frase motivadora não te faz sentar na cadeira e estudar como se não houvesse amanhã. O que acontece é que âncoras mentais não são limites. Preguiça não é limite. Dificuldade em uma disciplina não é limite. Base de estudos fraca não é limite. Vamos categorizar: FALSO LIMITE é tudo aquilo que segura sua evolução e que você inventou sobre si mesmo (Ex: âncoras mentais). OBSTÁCULO é o que a vida te impõe (ex: falta de grana, falta de apoio…). Isso não quer dizer que reais limites não existam. Você precisa dormir. Isso é um limite. Você pode até driblar um dia, dois e dormir realmente pouco ou nada. Contudo, isso não se sustenta ao longo do tempo.

Se você supera algo, aquilo não volta, certo? Se supera um amor do passado, parte para outra e toca  vida. Não supera em um dia e no outro está pensando na pessoa novamente, né? Isso é SUPERAR. Deixar algo para trás definitivamente. Se você vira uma noite estudando, superou de fato um limite? Não! Porque a sua necessidade de dormir continua existindo. Por mais que queira, terá que dormir. Logo, esse limite do seu corpo não foi superado. Não dá para superar! Quer emagrecer e vai superar a fome? Não! Você precisa comer para viver. Você também precisa de gente para conversar, desabafar, se divertir. Precisa de tempo para você, para colocar as coisas em ordem na cabeça, se reestruturar. Precisa que seu corpo tenha saúde. A gente precisa de muita coisa. Essa é a verdade.

O que acontece quando você passa REPETIDAS vezes do seu real limite? Você fica deprimido, ansioso, os sonhos perdem o brilho e o sentido. Resultado: Você perde as forças para fazer o básico e assim todo e qualquer plano feat sua saúde afundam. É muito triste quando isso acontece. Você desiste de lutar e entende – da pior forma – que seus limites existem por uma razão: para garantir seu equilíbrio e bem-estar. Sem isso, NADA faz sentido. O problema todo é que a gente confunde limite, falso limite, obstáculo… e quando o corpo e a mente fraquejam, entendemos tudo como REAL LIMITE. Passamos a nos sentir um “caso perdido”.

Quer uma dica? Limites auto impostos são falsos. “Eu não aprendo Contabilidade!”, “eu não tenho memória”, “não aprendo rápido”, “esqueço tudo”, “acho que dei o passo maior do que a perna”, “sou preguiçoso”, “sou burro”… FALSOS LIMITES! Verdadeiras âncoras mentais. Pare de arrastar essas correntes!!! Você não é alma penada!

Não fique repetindo que vai superar limites. Pode soar bonito, mas também soa sofrido e insustentável a longo prazo.  Não se engane. Vai rolar MUITA SUPERAÇÃO enquanto você se prepara para concursos. MUITA MESMO! Você vai sair do outro lado do túnel outra pessoa. Melhor, mais corajosa, mais forte. Mas o que vai ser superado são os FALSOS LIMITES e OBSTÁCULOS. São todas as coisas que te atrapalham hoje e que quando superar – não farão a menor falta na sua vida. Mas o limite… ah… esse é bom respeitar.Respeitar-se. E cuidado com a motivação “oca”. Ela só vai te decepcionar. Lucidez, meus caros. Lucidez.

Artigo sobre âncoras mentais:

https://www.pontodosconcursos.com.br/Artigo/13203/gabriela-knoblauch/segundas-de-coaching-quais-sao-suas-ancoras

Abs

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *