Fiz 500 questões de Tributário em 1 semana. Lembro bem desse episódio. Lembro também da ótima sensação de que eu nunca mais esqueceria aquele assunto. Nessa época eu ainda não fazia caderno de erros. O resultado da empreitada? Pouco proveitoso. O número, entretanto, foi lindo! O problema é que lindeza não gera acerto na prova, pessoal.
Fazer questões é crucial, mas você também precisa estudar o que errou. Se não tem tempo para fazer a bateria de 100 questões + caderno de erros, prefira fazer 50 com estudo das assertivas problemáticas. Vai fazer muito mais diferença na sua evolução!
Se está com o tempo muito apertado e fazendo uma bateria de 80 questões cujas primeiras 40 você achou super tranquilas, pule as restantes! Sem dó! Sem achar que vai reprovar por isso! O nome disso é OTIMIZAÇÃO DO ESTUDO!
Lembre-se de que você resolve questões para:
1 – Massificar o conteúdo na cabeça (revisar/reter)
2 – Aprender novidades que – por vezes –  não constam no PDF
3 – Descobrir dúvidas que você nem notou que tinha quando leu o PDF
4 – Pegar o jeito da banca (pegadinhas, formato das questões…)
Se você resolveu um número X de questões e já conseguiu cumprir os 4 itens, a bateria foi um sucesso. Não importa se foram 50 ou 200 questões.
Seu estudo deve ser um mix de leitura + questões + caderno de erros + revisões. Todas essas etapas são igualmente importantes. Uma alimenta e reforça a outra. A falha em alguma etapa – consequentemente – enfraquece os resultados das demais. Por isso, saiba dosar. Só questões, mesmo que milhares, em detrimento das demais etapas não costuma funcionar bem.
COMO DOSAR
1 – Estude na sequência abaixo:
– Leitura do PDF com grifos e confecção de pequenos resumos ou esquemas
– Resolução de questões
– Confecção do caderno de erros (com estudo de cada assertiva duvidosa)
– Revisão cumulativa a cada 2 aulas
2 – Observe quanto tempo costuma levar em cada etapa. 
3 – Crie suas metas de volume para os próximos meses (ou até a prova) e encaixe todas as etapas citadas. Números não mentem. As metas, se realistas, mostrarão quanto tempo pode dedicar a cada etapa para que todas sejam contempladas e completadas em tempo hábil.
Fazer número importa só na hora da prova. Em casa, estudando, o que importa é APRENDER. Seu foco deve ser na qualidade.
Abs
Gabi


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *