1 – Não gaste 3 dias fazendo planejamento. Não temos tempo para isso! Uma manhã basta! Afiar o machado é importante. Contudo, a árvore só cai com as machadadas, certo?
2 – Anote o número total de aulas de cada matéria. Você precisa saber com exatidão o conteúdo a ser vencido.
3 – Divida as aulas pelo número de semanas que você tem até a prova.
Aqui você tem que ser realista e levar em conta sua velocidade média de revisão (das matérias já vistas). Se notar que não vai conseguir passar tudo com qualidade, corte as aulas que caem menos das matérias com menor peso. Priorize as de maior peso. Como saber quais aulas caem menos? Converse com o professor da disciplina.
Organize o plano de metas para acabar tudo 1 ou 2 semanas antes da prova.
Nos últimos 15 ou 7 dias, revise seu caderno de erros em looping e lei seca SEM DÓ. É hora de acender na cabeça as coisas que você costuma esquecer para jogar seu % de acerto lá para o teto! É hora de lotar a memória de curto prazo (estou presumindo que a de longo prazo você já usou e abusou antes do edital sair e que mais de 80% da matéria está lá).
4 – Crie um cronograma de estudo com todas as matérias da prova, inclusive a discursiva (para a qual você deverá se preparar fazendo um curso COM CORREÇÃO PELAMORDEDEUS!). Comece para ONTEM!
–> Não deixe de ler meu artigo com dicas de redação no blog: https://www.menteconcurseira.com.br/vai-cair-discursiva-e-agora-guia-completo-de-sobrevivencia/
Para criar um bom cronograma leve em conta:
  1. Volume total da matéria
  2. Grau de complexidade
  3. Seu conhecimento prévio da disciplina
  4. Peso da matéria no certame
  5. Deixe mais tempo para as matérias que entraram no edital (estudar algo do zero dá muito mais trabalho do que revisar)
  6. Alterne matérias de Direito com matérias bem diferentes (ex: DCO / PORT/ DA/ RL) para fazer sua concentração se manter alta ao longo do dia
  7. Comece o dia com as matérias mais difíceis (quando sua concentração está boa) e termine com as mais fáceis (quando você já estará um caco humano).
5 – Pós-edital é hora de muito INPUT e menos OUTPUT. Em outra palavras: Decore o máximo que puder seus grifos, lei seca e caderno de erros. Fique menos apegado a resoluções de questões (presumindo aqui que você já fez questões até enjoar antes de o edital sair).
Entenda as diferenças sobre input e output no meu artigo: https://www.menteconcurseira.com.br/input-e-output-de-dados-caderno-de-erros-como-fazer/
6 – Planeje a execução da prova. Nada é freestyle no estudo profissional para concurso! Vamos cobrir todas as bases. Por favor, leia o artigo abaixo:
https://www.menteconcurseira.com.br/voce-planeja-seu-dia-de-prova-deveria/
7 – Faça a revisão cumulativa a que você já está acostumado (leitura dos: grifos + lei seca + caderno de erros).
8 – Medite todos os dias para manter a sanidade mental e favorecer a memória e a concentração.
ORGANIZAÇÃO E METAS CLARAS TRAZEM CALMA.
CALMA FAVORECE A CONCENTRAÇÃO.
Bjs
Gabi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *