Oi, pessoal. Como vão?

Hoje quero responder a um questionamento que tenho recebido muito ultimamente: Professora, fiz minha inscrição no concurso X mas acho que não estou bem preparado (a). Acho que não devo fazer a prova porque vou perder horas preciosas de estudo. O que você acha? Vou ou não vou?

Ninguém gosta de ser reprovado – estou segura em afirmar. Se não deu tempo de fazer uma boa preparação, as chances realmente caem. Mas será que a melhor opção é realmente não aparecer para o combate? Por outro lado, que mal há em “amarelar” no dia da prova?

Reprovar, mesmo quando fomos para a prova sem estudar uma linha sequer, dói, fere o orgulho e sacode a autoestima. Eu entendo. Eu já estive no seu lugar. Eu já amarelei algumas vezes também. Quem nunca, afinal? Em alguma coisa na vida?

Sabiam que há 03 formas de “amarelar” e assim sabotar seu plano de aprovação? Siiiim. Vou explicar cada uma:

Não ir à prova –>  Um dia de prova não vai prejudicar sua aprovação no futuro. Eu sei disso e você também sabe. Entendo que – na pressão em que vocês vivem – a gente realmente crê que aquele 01 dia fará toda a diferença do mundo. Mas vamos refletir: Quanto da sua vontade de não ir deve-se realmente ao tempo que “perderá” e quanto se deve à angústia de fazer a prova despreparado + esperar pelo gabarito + medo de reprovar? Seja sincero (a)!

Estudar um pouco e fazer a prova sem esforço –> você até vai, afinal, já pagou a inscrição e não tem nada a perder mesmo. Mas na hora, em vez de tentar “tirar água de pedra”, dar o seu melhor até o último minuto, você lê a prova apressadamente, marca qualquer coisa e vai embora. Você não quer “amarelar” de vez, fora que é difícil explicar para a família/marido/esposa/amigos o motivo de não aparecer no campo de batalha no dia D. Ao fazer a prova de qualquer jeito, você pode “amarelar” de modo mais discreto. Privacidade é tudo nessas horas, não é mesmo?

Não estudar de propósito –> essa é o medo dos medos. Reprovar sem estudar você até suporta. Mas ralar dia e noite para acumular HBCs e não passar seria um golpe duro demais. Em casa, você finge que estuda ou não estuda nada. Você “amarela” antes prova!

Pessoal, exponho essas 3 posturas aqui hoje para que reflitam. Você se encaixa em alguma dessas categorias? Já foi assim? Hoje superou esse medo? Como? Compartilhe sua experiência comentando abaixo!

Forte abraço!

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *