Esse artigo hoje é para quem está em um relacionamento conturbado. Em especial, para os que me escrevem sobre o tema (é MUITA gente!). 
AVISO: ARTIGO PARA OS FORTES!
Quando a gente é novo tem duas características que são uma bomba esperando para explodir na nossa cara: INOCÊNCIA e DISPOSIÇÃO PARA PULAR DE CABEÇA. Isso combinado com conselhos errados é o caminho para você se tornar seu próprio carrasco. Sim! Você! O outro é mau? Sádico? Lembre-se: o masoquista SEMPRE convida o sádico. Em outras palavras: NÃO SEJA TROUXA! Você é uma fofura inocente e indefesa? NINGUÉM VAI TE SALVAR. Você protege a si mesmo. É SUA OBRIGAÇÃO! S-U-A!!!!
Uma coisa que sempre me confundiu quando eu era nova eram aquelas pérolas do senso comum que nos são passadas SEM RESSALVAS. E – acredite- o desconhecimento dessas ressalvas é o que te faz sofrer hoje. Para facilitar sua vida, vou comentar as que mais me atrapalharam na vida amorosa. Quando as questionei, tudo fluiu!
CRENÇAS LIMITANTES QUE ESTÃO TRANSFORMANDO SUA VIDA EM UM CAOS EMOCIONAL:
1 – A GENTE APRENDE COM A DOR. A gente aprende sem dor também, viu? A dor não é condição indispensável para o aprendizado. Se você está em um “relacionamento” doloroso, tende a explicar sua permanência com essa desculpa. Isso não vai levar sua alma a um patamar mais elevado. Isso vai é te traumatizar! Você pode aprender também? Pode! Mas isso você pode fazer sendo feliz. Bem melhor, né?
Se for para aprender, opte por fazer isso sem sofrer. Pare de conectar aprendizado e sofrimento. Com o tempo, você vai se fechar completamente e em todas as áreas da sua vida para o conhecimento, para o novo!
2 – NINGUÉM É PERFEITO. Isso é desculpa para qualquer bizarrice ou abuso. A pessoa te sacaneia, mente, magoa, oprime, planta inseguranças. Mas tá tudo bem? Ninguém é perfeito? Se você não desenhar a linha do limite, a pessoa vai te deixar um TRAPO chorando no chão do banheiro ouvindo sofrência. Estabeleça LIMITES enquanto está solteiro (a) – com a mente clara – e depois veja se a pessoa que te interessa os respeita. Se não respeitar, ADIOS! Não coloque a pessoa na sua vida e depois flexibilize seus limites para ela ficar. Os danos serão grandes e difíceis de reverter.
3 – AMOR = TRETA. Amor é mara! Amor é paz, tranquilidade, segurança, conforto, alegria, planos, confiança. Se você acha que gosta de gente que “não presta”, que sente tédio em relacionamentos bons, você ainda não sabe o que é relacionamento bom! Se tá chato, você está lá por comodismo e não amor. Toda a “emoção” e turbulência do relacionamento abusivo servem para mascarar a falta de amor (sua e/ou do outro) enquanto você está focado em resolver a treta da vez. O problema tá no outro? Tá. Mas tá em você também e principalmente. O outro não está sendo maltratado e magoado por você. O outro fica por ser bem tratado! Você fica pq mesmo????
4 – PERDOAR É PRECISO. Sim. É mesmo. Perdão não tem nada a ver com o outro e tudo a ver com você, sabia? Perdoar é se desinvestir emocionalmente de algo ruim. Perdoar não é dar outra chance. Perdoar não é ficar. Perdoar é deixar o drama para trás. Por você. Para você. O outro é coadjuvante no processo.
5 – VINGUE-SE PARA “LAVAR A ALMA”. Vingar-se demanda investimento emocional. MUITO! Se você quer vingança, a pessoa te magoou. Se isso aconteceu, o melhor é evitar mais danos, é se desinvestir emocionalmente daquele laço. O quanto antes! Para ontem! Vingança gera apego ao drama, à pessoa. Você vai ter que planejar, agir e conferir o estrago que supostamente causou. Fadiga total + bad vibes. Apenas corra para as colinas!
6 – AS PESSOAS MUDAM. Mudam sim, por elas, para elas, se elas quiserem muito e com muito empenho e dificuldade da parte DELAS. Você não tem nada com isso. Arrume alguém pronto e apare as arestas. É o máximo que dá para VOCÊ fazer. E outra: quem disse que a pessoa quer mudar? Você tentar mudá-la é uma VIOLÊNCIA contra quem ela é (seja a pessoa boa ou nem tanto). E ela vai reagir. Creia!
7 – NINGUÉM VAI ME AMAR COMO FULANO (A). Abusadores (as) adoram mandar essa! Pensa comigo: se a pessoa precisa te aterrorizar com essa frase, quem tá com medo de perder quem? Por que será???? REFLITA! QUESTIONE-SE!
8 – NUNCA VOU AMAR NOVAMENTE. FULANO (A) ERA MINHA ALMA GÊMEA. Mores, se acabou não era sua alma gêmea não, tá? Ponto!
9 – VOU MORRER SOZINHO (A) SE TERMINAR ESSE RELACIONAMENTO. Morrer sozinho todo mundo vai. Se é isso que te impedia de ir embora, RUN FOREST, RUN! A gente morre do jeito que chega a este mundo. A viagem é SÓ SUA! Sobre sentir solidão, saiba que faz parte da vida e pode ser boa para pensar se temporária (nada de ficar sentindo dor à toa, lembra???). Todo mundo arruma alguém legal se souber escolher direito. TODO MUNDO!!!!! Ou você acha mesmo que vai passar a vida toda solteiro (a)??? Nem se você tentar muito vai se desviar tanto assim das pessoas. RELAX!
10 – QUEM MUITO ESCOLHE, ACABA SOZINHO. Mentira. Quem muito escolhe acaba bem acompanhado ou muito bem em sua própria cia por mais tempo (até achar alguém que seja parceiro de verdade!). Tenha seus critérios, vontades, necessidades e limites claros! Sem isso, o caos será eterno!
11 – VOCÊ PRECISA SE IMPOR! Se você precisa se impor, tem algo de errado nesse relacionamento. Apenas vá embora! Rápido! Nem olhe para trás!!!!!!!!!!!!!!! A pessoa tem que te respeitar. Mais do que isso. Ela tinha que te amar, né não? Respeito não é luxo! Respeito é básico! Relacionamento bom VAI MUITO ALÉM, TE DÁ MUITO MAIS DO QUE ISSO.
12 – FULANO (A) É ASSIM PQ NÃO SABE AMAR/ TEM MEDO DO AMOR. Faz-me rir!!!!! Isso é igual dizer que a pessoa tem medo de ganhar na loteria. Ninguém tem medo do amor não, gente! AMOR É INSTINTO. Quando a pessoa ama, não maltrata. PONTO!
13 – SE FULANO NÃO ME AMA, É GAY. SE FULANO NÃO ME AMA, NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO. SE FULANO NÃO ME AMA, ELE (A) ESTÁ ERRADO. Ninguém é obrigado a te amar. Pare de criticar quem não te ama. Eu hein! Você não tem 5 anos! Que ego é esse??? Vamos parar com essa loucura, viu? Isso vai te atrapalhar muito na vida. Em tudo. Com todos.
Não seja trouxa. Seja seu/sua melhor amigo (a)! 
Bjs
Gabi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *