A vida dá muitas rasteiras na gente. Muitas! Mas é para ficarmos espertos e mais… hum… brilhantes! Vocês já vão me entender…
Algumas vezes, a queda é quase indolor. Levantamos em um pulo, sacudimos a poeira e continuamos a caminhada. Outras, um joelho ralado é o resultado. Mas em certas situações, quando o sonho é grande, o esforço é enorme, a pessoa era especial demais… daí a gente cai e quebra.
Algumas vezes na minha vida fui um amontado de caquinhos. Demorei a juntá-los. Demorei mais ainda para colá-los. E quando vi minha vida reconstruída, fiquei triste. Olhei para ela e vi cada caquinho separado. As marcas evidentes de junção entre eles. Puxa! Aquilo me entristeceu. A vida NUNCA MAIS seria a mesma. As cicatrizes da queda sempre estariam ali. E eu achei que isso tirava um pouco do brilho.
Pois bem… anos depois, por motivos diferentes, eu quebrei. Mais caquinhos. Mais junções aparentes. Mais cicatrizes evidentes. E então, quebrei de novo. E de novo. E de novo. Houve um período que era um tal de juntar e colar caquinhos que me deixou exausta. Curada das dores agudas, mas chateada com a aparência da vida. Toda colada, coitada!
Um tempo depois, algo estranho começou a ficar mais claro para mim. Com o tempo (um bocado, viu!), comecei a ver beleza na colagem. As cicatrizes formavam um mosaico que deixou tudo mais interessante. Claro que não passei a torcer para cair e me quebrar toda. É chato cair, quebrar, juntar caquinhos, colar caquinhos, esperar a cola secar… vixi.. e o tanto que o processo demora???
Mas um dia… ah… um dia eu li uma coisa INCRÍVEL que mudou tudo para mim! Eu dia li sobre a técnica japonesa Kintsukuroi e isso alterou totalmente minha percepção das coisas. Kintsukuroi significa reparação em ouro. Quando um objeto de cerâmica quebra, eles colam os cacos com OURO! O-U-R-O!!!! O objeto fica mais valioso e mais interessante. Único. Afinal, os objetos não quebram da mesma forma, nos mesmos pontos! Ú-N-I-C-O! A reparação é – aos meus olhos – quase uma celebração e um agradecimento pela quebra!
Você – que está aí se sentindo quebrado, cansado só de pensar em começar a juntar os cacos – PRECISA SABER que está no caminho de se tornar mais valioso, único e interessante. Você está no caminho de se tornar PURO OURO!
Bjs
Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *