Quando a gente é novato no mundo dos concursos, adooooooooora ler depoimento de quem passou para provas TOP em poucos meses. ADORA! Dá uma ótima sensação de que o mesmo vai rolar com você.
Isso funciona por uns meses. Dá até uma euforia ler depoimentos assim. Dos primeiros lugares. Dos que passaram super rápido.
Conforme o tempo passa (e você não), começa a bater uma enorme frustração, baixa auto-estima e sensação de completo fracasso.
Ler aqueles depoimentos gerou a criação de um deadline mental: Você passar em X meses. E – do nada – tá lá você fazendo altas bodas de estudos.
O que deu errado???
Eu poderia te apontar mil motivos, desde a falta de técnicas, de material bom, de coach… mas, na real, acima de tudo isso, eu te digo: PARA A ESMAGADORA MAIORIA DAS PESSOAS, o que falta é tempo de estudo mesmo. De manha. De estrada. De repetição. De revisão. De tempo para a ficha cair. Tem gente que passa rápido? TEM! Tem gente que demora? TEM (e demorar é um conceito muito vago).
Respondendo a pergunta acima: Se você está estudando certinho, com técnica e disciplina, NADA DEU ERRADO. Você só não é a exceção. Eu sei. Chato. Golpe na auto-estima. Mas você vai sobreviver.
Eu era bem boba quando era concurseira. Graças a Deus minha visão se abriu bem. E, se Deus quiser, em 10 anos, direi que hoje era cega, surda e muda e que evoluí muito #oremos. Quando o meu deadline mental expirou, eu perdi as forças. Passar não tinha mais graça. Era como ser a última a cruzar a linha de chegada. Nem plateia teria, de tão atrasada. Cruzar a linha (passar) ficou sem graça e sem sentido. Na minha cabeça, eu havia demorado tanto que mesmo que passasse não teria SUCESSO. Teria aprendido por osmose. Até uma ameba passaria depois de uns anos (eu pensava essa LOUCURA!!!!!!! Fico chocada em lembrar). SUCESSO era para quem passava em primeiro lugar. Ou bem rápido. Não me pertencia mais. Too late!
Eu havia me esquecido que o objetivo é ter um emprego. Depois que você passa, não faz diferença no seu setor, no desenvolvimento do trabalho, a posição que cada um passou ou o tempo que levou para passar. JURO!
DICA DO DIA: Sabe o que pode te dar um novo gás?
Ler depoimentos de quem passou agruras pela aprovação. Se a história for poderosa, você vai sentir que está chateado por bobagem, que está cheio de autopiedade e que tem mais é que MANDAR BALA NOS ESTUDOS.
Acho válido o conhecimento vindo de fontes variadas. Leia os depoimentos e dicas de quem passou rápido ou em primeiro lugar. Mas leia também histórias de superação, de percalços, de gente que caiu e levantou muitas vezes. Talvez você se identifique mais. Talvez o jeito de estudar dessa pessoa que “penou” funcione bem para você, já que está na mesma situação. Pode ser que não. Leia de tudo. Analise de tudo. Veja o que tem a ver com a SUA REALIDADE, com sua história de concurseiro.
Se você tem anos de estrada, saiba que – pelo menos para mim – você tem força e persistência. Você é um lutador. Você é foda (mesmo que a aprovação não tenha chegado… A-I-N-D-A!!!!). E te digo mais: VOCÊ VAI LOOOONGE, MAIS LONGE DO QUE CONSEGUE ENXERGAR HOJE.
Beijo
Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *