A gente sempre ouve que o importante é APRENDER  e não DECORAR! Lindo! Mas alguém contou isso para a ESAF, CESPE, FGV, FCC, Vunesp…? Acho que não, hein!
Fato é que decorar é MUITO chato! Porém, se o examinador te cobra a letra a lei, o que podemos fazer? Nem tudo dá para ser resolvido com lógica do Direito, bom senso e raciocínio.
Pensando em diminuir a dor dos seus dias (dramática), montei uma pequena lista com 5 Regras de Ouro para turbinar a sua memorização:
1 – COMECE PARA ONTEM: Não deixe para memorizar perto da prova sob o pretexto de que vai esquecer mesmo se começar com antecedência. O volume é sempre DESUMANO. Não começou ainda? Já está atrasado.
2 – NÃO BATA NA PEDRA. DESVIE: Não adianta a acordar um dia cheio de boa vontade e tentar ficar 8 horas memorizando lei seca. NÃO VAI ROLAR. Seu cérebro satura, desiste, não aguenta. Desvie-se desse obstáculo mental fazendo revisões curtas e frequentes.
3 – CONDENSE: Quanto mais pulverizada a informação, menor é sua chance de retê-la. Digo isso aos meus coachees diariamente. Está lendo uma lei cheia de prazos? Faça um resuminho e coloque todos eles em meia folha de papel. Juntinhos, você memoriza como uma foto! Está estudando algo que contenha uma grande classificação, com muitos conceitos (ex: classificação das Constituições, classificação dos atos administrativos…) explicados ao longo de vááárias páginas? Você vai esquecer! Crie um resuminho apenas com os nomes dos conceitos (sem a explicação… caso contrário, fica gigante). São parecidos? Crie quadros comparativos. A regra é: não faça um resumo para pulverizar DE NOVO os dados que já estavam espalhados pelo texto original. CONDENSE!
4 – DIVERSIFIQUE MÉTODOS: Um dos melhores métodos para memorizar é ensinar a matéria para você mesmo, em voz alta (isso porque você trabalha o tema em 2 frentes: fala e ouve a própria explicação). Contudo, você poderá notar que isso funcina super bem para algumas matérias e – misteriosamente – não te ajuda nada em outras. Por isso, veja o que funciona para cada disciplina. Tem que decorar fórmulas matemáticas? O melhor é memorizar resolvendo as questões. Ler e reler fórmulas soltas é pouco eficaz. Está precisando aumentar o vocabulário de Inglês? O melhor é ler e reler o mesmo texto várias vezes (em Inglês e traduzido – parágrafo a parágráfo) e conhecer as palavras no contexto. Nada de decorar dicionário! Como saber o melhor jeito de decorar para cada matéria? Tentativa e erro! Não há receita de bolo.
5 – REVISÕES CONSTANTES: Não pense que porque você acertou 100% das questões de Licitações você vai lembrar daquilo em 3 semanas. Não vai. Adote um sistema de revisões pré-programadas que impeça o esquecimento e – consequentemente – o retrabalho de começar um capítulo já visto com quase zero informações sobre ele na cabeça. Seguem vídeos sobre revisões:

Gostou? Deixe seu comentário!
Bjs
Gabi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *